Você sabe o que é Otimização Onpage? | Blog Ex2

Você sabe o que é Otimização Onpage?

Postado em 28 de abril de 2017

Otimização Onpage

Quando um cliente quer que seu site apareça no topo da página de pesquisa do Google, a otimização onpage é um dos procedimentos a serem feitos para alcançar o sucesso.

A otimização consiste num processo de implementação de técnicas que melhoram a visibilidade de um site para o Google. Na prática, é uma melhoria do website para que atraia ainda mais visitantes que procuram um produto ou serviço nos buscadores. O foco é oferecer uma ótima experiência ao usuário.

Dentro desse conceito, existem dois tipos de otimização, a onpage e a offpage. A onpage nada mais é do que toda a parte superficial de uma página, incluindo título, heading tags, meta description, meta keyword e URLs amigáveis.

Com isso, a onpage determina as palavras e frases para focar em páginas específicas, garantindo que os textos contenham palavras-chave estipuladas e elementos que tornem o site mais relevante para o Google.

Já a otimização offpage consiste em técnicas externas, como a criação de links e outras estratégias. Na prática, as duas formas de otimização se complementam e necessitam de integração.

 

Como funciona o Google?

Atualmente, o Google recebe mais de 3 bilhões de pesquisas por dia. Com o alto número de acessos, os mecanismos de pesquisa da plataforma passam por um pente fino e são filtrados. Com isso, os sites que têm mais informações e conteúdos melhores e mais pertinentes aos usuários, se destacam.

Quando realizamos uma pesquisa, seja no Google ou em qualquer outro site de buscas, somos direcionados ao SERP (Search Engine Results Page), que aponta todos os resultados da busca e onde pode ser notado dois tipos diferentes de resultados: os pagos e os gratuitos, também conhecidos como orgânicos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de marketing digital Relevance, a primeira posição do Google recebe cerca de 18,2% do tráfego de navegadores. Com isso, o cliente precisa ser paciente, adotar estratégias certeiras e investir para chegar ao topo das pesquisas do site de busca.

 

Projeto em curto ou longo prazo

Ao todo, existem dois tipos de impulsionamentos no Google, os pagos e os gratuitos. Os pagos são realizados por meio do Google Adwords, e são utilizados para o cliente que busca resultados em curto prazo, enquanto o gratuito consiste na produção de conteúdo e ações de otimização onpage e offpage.

Existem meios estratégicos para que o seu conteúdo tenha ainda mais filtragem e, com isso, gere maior visibilidade. Entre as técnicas mais comuns estão: adotar o uso de negrito em algumas palavras-chave, usar imagens de alta qualidade e aplicar a densidade adequada de palavras-chave nos textos, seguindo as regras de otimização permitidas pelo mecanismo de busca.

A implantação da otimização onpage pode ser útil e efetiva, porém, leva tempo e dedicação. O contratante precisa estar disposto a crescer e, em primeiro lugar, acreditar no próprio negócio para, então, obter o sucesso desejado.

Para compreender melhor as ações de otimização SEO (Search Engine Optimization), entre em contato com a equipe de especialistas da agência Ex2. Os profissionais podem te ajudar a conquistar relevância nas buscas online, atraindo mais clientes e mais visibilidade.


Deixe um comentário: