Principais problemas que sites não otimizados acarretam

A otimização de sites atualmente é mais do que uma necessidade; é verdadeiramente algo vital para quem deseja sobreviver na Internet. Ainda existem pessoas contrárias a isso ou aquelas que nem sabem da existência de métricas e técnicas que ajudam a colocar o site em boas posições nas ferramentas de buscas.
E foi pensando em alertar aqueles que não fazem parte desse novo (nem tão novo) momento que preparamos uma série de observações importantes e elucidativas para que todos tenham plena noção das consequências que um site não otimizado pode gerar.
 
1 – De acordo com pesquisas, apenas 5% dos sites têm retorno satisfatório com relação aos seus negócios, convertendo visitas em vendas ou novos clientes. E isso é causado, na sua maior parte, pelo fato de que a maioria dos sites não se atentar à otimização.
 
2 – Sites lentos são verdadeiros inimigos de quem acessa. Segundo pesquisas, os usuários têm paciência de esperar até 5 segundos para que um site carregue. Caso isso não aconteça, ele vai à busca de outra opção. Quanto tempo o seu site demora pra carregar?
 
3 – Sites com design responsivo são aqueles que se adaptam aos diferentes tipos de dispositivo, como tablets e smartphones. Sites com layout fixo são aqueles desenvolvidos para rodas apenas em desktpos ou notebooks. Em geral, o número de pessoas que têm acessado a Internet via dispositivos móveis tem crescido assustadoramente. Imagine qual a reação de uma pessoa que acessa um site com layout fixo e ele abre todo “quebrado” na tela? Você acha que ele vai navegar nesse site?
 
4 – A Usabilidade é um diferencial para quem acessa um site. A pessoa que clica num link e cai num site rápido, objetivo, onde todas as informações são claras, que encontra tudo o que está procurando rapidamente, esse usuário, com certeza, voltará ao seu site e ainda o indicará para outras pessoas, concorda? Agora imagine o que o usuário fará se entrar num site em que milhões de pop-ups se abrem a todo instante, ele não encontra sequer a logomarca da empresa, não entende com facilidade de que se trata aquela empresa, o que ela vende ou faz… Ele vai permanecer ali ou vai procurar outra opção?
 
5 – Estar bem posicionado em mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo é vital para todas as empresas e pessoas que possuem site. Mas, para que isso aconteça, é necessário ter um site otimizado, com palavras-chave que funcionem realmente, com boa apresentação, SEO interno feito com qualidade, conteúdo de qualidade e navegabilidade de fácil entendimento para qualquer tipo de usuário.
 
Se o seu site tem tudo isso, ótimo. Mas se essas informações não fazem parte da sua realidade ou se você nunca nem tinha ouvido falar dessas coisas, é fundamental que você contrate uma empresa especializada no assunto. Caso contrário, você será sempre um desconhecido na Internet; ou melhor, será sempre inexistente. Pense nisso…