Marketing digital: como surgiu? | Blog Ex2

Marketing digital: como surgiu?

Postado em 10 de setembro de 2017

digital-marketing-1497211_640

O marketing digital é uma estratégia fantástica que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, tudo através da internet. Seu objetivo é fazer com que o cliente procure a empresa e não o contrário, como geralmente funciona o marketing tradicional. Atualmente o marketing digital está em todos os locais no mundo da internet e vem crescendo cada vez mais, mas como foi que ele surgiu? Antes de entrar neste assunto, é importante lembrar como era o mundo antes de sua existência.

 

O mundo antes do marketing digital

 

Antes da população mundial ter fácil acesso à internet, as empresas divulgavam seus produtos e serviços através da televisão, rádio, revistas, jornais e até mesmo através de telemarketing. Poucas empresas utilizavam o marketing digital, pois seu custo era muito caro e podiam sair em desvantagem em relação à outras empresas que tivessem mais dinheiro para investir nesta estratégia.

 

O surgimento do marketing digital

 

O surgimento do marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960, porém só começou a crescer de maneira absurda após a década de 90, pois foi quando a população começou a ter mais acesso à internet tanto em suas casas como no trabalho.

Com este aumento de usuários e do acesso à internet, surgiu o comércio eletrônico (leilões online, compras eletrônicas e marketing direto), além de blogs e redes sociais, o que foi considerado um prato cheio para que as empresas pudessem divulgar seus produtos de forma que o cliente venha até elas. No Brasil, o Orkut foi a primeira rede social a ser utilizada como ferramenta de marketing, agora substituída pelo Facebook, Instagram e Twitter. Já os blogs possibilitaram que as empresas enriquecessem a internet com conteúdos voltados para seus produtos, de forma a induzir o usuário a ter curiosidade sobre o produto vendido e demonstrar para o mesmo as vantagens que ele terá ao adquirir aquele determinado produto ou serviço.

Nos anos 90 surgiram portais como o MSN, Yahoo e AOL, que serviam como motores de busca. Na mesma década, a Amazon vendeu seu primeiro livro e o e-mail passou a ser de uso comum, estimulando as primeiras campanhas de e-mail marketing. Ainda na mesma década, surgiu o Google, a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, e junto com ela o SEO, utilizado no marketing digital para otimizar conteúdos e sites, de forma que ao digitar o que deseja no Google, o usuário/ cliente possa ver na primeira página exatamente o que buscou, clicando no site da empresa que utilizou a estratégia de marketing digital para divulgar seu produto, tudo isso sem “correr” atrás de clientes, pois foi o cliente que buscou a informação.

O marketing digital veio com o objetivo de ser menos invasivo e mais receptivo, fazendo com que o cliente encontre a empresa da forma mais natural possível, para que obtenha o produto que deseja sem se sentir invadido por propagandas.

 


Deixe um comentário: