Marketing digital: como surgiu?

O marketing digital é uma estratégia fantástica que surgiu para alavancar empresas, marcas e produtos, tudo através da internet. Seu objetivo é fazer com que o cliente procure a empresa e não o contrário, como geralmente funciona o marketing tradicional. Atualmente o marketing digital está em todos os locais no mundo da internet e vem crescendo cada vez mais, mas como foi que ele surgiu? Antes de entrar neste assunto, é importante lembrar como era o mundo antes de sua existência.

O mundo antes do marketing digital

Antes da população mundial ter fácil acesso à internet, as empresas divulgavam seus produtos e serviços através da televisão, rádio, revistas, jornais e até mesmo através de telemarketing. Poucas empresas utilizavam o marketing digital, pois seu custo era muito caro e podiam sair em desvantagem em relação à outras empresas que tivessem mais dinheiro para investir nesta estratégia.

O surgimento do marketing digital

O surgimento do marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960, porém só começou a crescer de maneira absurda após a década de 90, pois foi quando a população começou a ter mais acesso à internet tanto em suas casas como no trabalho.
Com este aumento de usuários e do acesso à internet, surgiu o comércio eletrônico (leilões online, compras eletrônicas e marketing direto), além de blogs e redes sociais, o que foi considerado um prato cheio para que as empresas pudessem divulgar seus produtos de forma que o cliente venha até elas. No Brasil, o Orkut foi a primeira rede social a ser utilizada como ferramenta de marketing, agora substituída pelo Facebook, Instagram e Twitter. Já os blogs possibilitaram que as empresas enriquecessem a internet com conteúdos voltados para seus produtos, de forma a induzir o usuário a ter curiosidade sobre o produto vendido e demonstrar para o mesmo as vantagens que ele terá ao adquirir aquele determinado produto ou serviço.
Nos anos 90 surgiram portais como o MSN, Yahoo e AOL, que serviam como motores de busca. Na mesma década, a Amazon vendeu seu primeiro livro e o e-mail passou a ser de uso comum, estimulando as primeiras campanhas de e-mail marketing. Ainda na mesma década, surgiu o Google, a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, e junto com ela o SEO, utilizado no marketing digital para otimizar conteúdos e sites, de forma que ao digitar o que deseja no Google, o usuário/ cliente possa ver na primeira página exatamente o que buscou, clicando no site da empresa que utilizou a estratégia de marketing digital para divulgar seu produto, tudo isso sem “correr” atrás de clientes, pois foi o cliente que buscou a informação.
O marketing digital veio com o objetivo de ser menos invasivo e mais receptivo, fazendo com que o cliente encontre a empresa da forma mais natural possível, para que obtenha o produto que deseja sem se sentir invadido por propagandas.

Serviços Relacionados em Projetos de Marketing Digital

  • Criação de Site– Apresentar sua empresa, produtos e serviços de forma que destaque todo o potência do seu negócio. A tecnologia é apenas parte disso, outras preocupações que estamos focas em resolver está relacionada a imagem do seu negócio, a experiência do usuário dentro do site, versão mobile e conteúdo de qualidade.
  • Otimização de Site– Estar presente no Google é parte do trabalho do marketing digital. Também conhecido como SEO (Search Engine Optimization – do inglês) foca nos resultados trazidos pelos buscadores – o Google em destaque – esse trabalho é planejado em detalhes para garantir a evolução diária do site nas corretas palavras-chave.
  • Administração de Links Patrocinados– Aquisição de tráfego através de anúncios pagos aumenta ainda mais as opções na divulgação de produtos, serviços, eventos e muito mais.
  • Administração de Redes Sociais– O trafego social precisa ser bem trabalhado mais que postagens temos estratégia para fazer as melhores postagens nos horários e com conteúdo focado no resultado.

A qualquer momento entre em contato com um de nossos consultores para receber dicas mais personalizadas. E não se esqueça em nosso blog suas sugestões e dúvidas são sempre bem vindas.