Entenda as penalidades do Google e como o SEO pode ajudar

Engana-se quem imagina que aplicar técnicas de SEO é a única ação necessária para se manter nas primeiras colocações das buscas do Google. Para manter posição de destaque é preciso estar de acordo com as Diretrizes para Webmasters, que é um conjunto de regras e práticas que precisam ser respeitadas por todos os sites. Quem não se enquadra pode ser punido pelo Google.
Para que você não seja prejudicado, separamos as práticas que o Google considera como irregulares. Fique atento a todas as informações para que seu site seja um sucesso.
 

1 – Doorway Pages

Tratam-se de páginas idealizadas para melhorar o posicionamento do site. O conteúdo é voltado para termos que atraem o clique do usuário. Quem clica numa página Doorway é direcionado para o site original.
 

2 – Cloaking

São criados dois conteúdos diferentes: um para ser mostrado para o robô do Google e outro para o visitante. A página que aparece para o robô não apresenta conteúdo útil, apenas palavras-chave colocadas de forma desconexa. Isso impede que o Google avalie a qualidade do conteúdo da página que o visitante está vendo.
 

3 – Textos Hidden

São textos que o visitante não consegue ver. Seu objetivo é aumentar a quantidade de palavras no conteúdo do site. Para tanto, é aplicado na fonte do texto a mesma cor do fundo.
 

4 – Alt Image Tag Stuffing

Através do atributo <alt>, quando uma imagem não é carregada na página, é possível apresentar um título a ela. Também tem o objetivo de acrescentar palavras-chave invisíveis ao usuário.
 
 

5 – Tittle Tag Stuffing

É quando uma palavra-chave é inserida diversas vezes no título. O Google recomenda a utilização apenas uma vez em cada título.
 
 

As Penalidades

 
– Rebaixamento no ranking – o site perde muitas posições no ranking de buscas do Google em função de ter utilizado técnicas reprováveis para se promover.
 
– Exclusão das buscas – O Google pode também remover o seu site das buscas caso você seja pego utilizando umas das práticas reprováveis.
 
 

A Solução

Não adianta querer dar uma de esperto e tentar enganar o Google. Ainda que demore um tempo, se seu site estiver usando algumas das práticas reprováveis, certamente ele será descoberto.
Por isso, invista em técnicas de SEO. Contrate uma empresa especializada e cresça de forma correta e segura.