10 Razões para Investir em Redes Sociais

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube, Tumblr… as redes sociais estão por ai e vieram para ficar.
Seja qual for o tamanho ou seguimento de sua empresa, em algum momento irá surgir a necessidade de trabalhar a presença online de sua marca e as redes sociais são um passo muito importante para isso.
Se ainda faltam motivos para investir nessa forma de comunicação, confira essa pequena lista que preparei para você:

1 – Custo reduzido

Uma das maiores vantagens da comunicação via redes sociais é o excelente custo benefício que estas oferecem. Como todo e qualquer esforço de marketing, é necessário sim investir para que se tenha um bom retorno, porém, o custo de profissional e ferramentas para criação e monitoramento de conteúdo é muito baixo em comparação com as mídias mais tradicionais como televisão, rádio e revista, por exemplo. Mesmo quando trabalhamos como anúncios sociais dentro dessas redes (Facebook Ads, Promoted Tweets, etc.) o custo é bastante acessível.

2 – Canal de relacionamento

Uma rede social é, antes de tudo, um canal de contato e relacionamento com seu consumidor. Na rede será possível entregar informações diretamente para seu cliente ou possível consumidor e receber o feedback do mesmo em tempo real.
É possível conversar, receber dicas, opiniões e críticas de melhoria. Esse ponto muitas vezes pode ser visto como fator ruim, porém, sabendo atuar de forma correta, a rede social é para a empresa uma fonte de informações privilegiadas.

3 – Meio de publicidade

É importante lembrar que além de um canal de relacionamento, a rede social é um meio em que sua marca e produto estarão inseridos e suscetíveis à exposição para possíveis novos clientes, portanto, é uma forma de publicidade eficiente que não pode ser ignorada.
Cada empresa possui um segmento e público-alvo específicos, porém, dificilmente não será possível criar um planejamento de publicidade para as redes sociais utilizadas pela empresa.

4 – Vendas

Além de proporcionar vendas por meio da publicidade, hoje já existem empresas que comercializam produtos dentro das redes sociais. Esse efeito é chamado de social commerce – ou s-commerce, em analogia ao e-commerce – e está a cada dia se tornando mais comum.
Já existem casos no Brasil e no mundo de venda de produtos como roupas, acessórios, produtos eletrônicos e até mesmo imóveis.

5 – Branding

Trabalhando um conteúdo planejado e adequado para o público-alvo você estará atuando fortemente para o branding de sua marca.
Ao se mostrar sendo uma empresa capaz de dialogar com o consumidor e apresentar de forma simples informações importantes e /ou interessantes automaticamente você se mostrará uma empresa com maior credibilidade e transparência, por exemplo.

6 – Proximidade com o Consumidor

Todos estão na internet. 97% dos brasileiros que utilizam a internet estão nas mídias sociais (comScore, outubro de 2011), portanto, estar nas redes socias é fazer parte do universo que o seu consumidor está inserido.
Em dados divulgados pelo Facebook, em março deste ano, os brasileiros passam em média 12 horas e 13 minutos na rede social. Somente nessa rede social, são 83 milhões de usuários.

7 – Tráfego orgânico para o site

Por mais que o foco do trabalho de social media não seja trabalhar o SEO do site da marca /empresa, esse também contribui e muito quando com esse fator quando é feito corretamente.
Com as redes sociais é possível aumentar o volume de acessos ao site da empresa e a relevância do mesmo. Assim como também cria referencial para os mecanismos de busca, que valorizam links espontâneos criados pelas redes sociais.

8 – Efeito Viral

Uma das grandes vantagens das mídias sociais é a possibilidade de gerar buzz, ou seja, o famoso boca-a-boca que conhecemos no mundo offline.
Chamado de marketing viral, a forma de induzir discussões e viralizações sobre um produto ou marca nos meios digitais é uma oportunidade de se ter conteúdo colaborativo e gratuito, o que funciona como uma publicidade extremamente eficiente sobre seu produto. Claro que tudo necessita de um planejamento e monitoramento de qualidade.

9 – Seus concorrentes estão lá

Mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam e /ou monitoram as mídias sociais, em dados em pesquisa da Deloitte em 2010.
Se você quer sair na frente de seus concorrentes ou fazer melhor do que eles, investir nas mídias sociais é essencial.

10 – Recomendações geram confiança

Os consumidores confiam nas recomendações de outros consumidores. 92% dos consumidores afirmam de o “boca-a-boca” os influenciam diretamente para a compra de produtos. Dois terços dessas recomendações acontece no ambiente online em mídias sociais (Nielsen, 2012).
Oferecer um canal propício para receber recomendações positivas é, portanto, fundamental, tanto quanto oferecer um bom produto ou serviço.

Bônus – Sua empresa já está nas mídias sociais

De um jeito ou de outro, as pessoas utilizam as redes sociais, isso já está na cultura de nossa sociedade. Invariavelmente elas vão comentar sobre os produtos e serviços que consomem. Cabe as empresas decidirem se vão participar da conversa ou não.

“Nós não temos a escolha se devemos usar mídia social, a questão é a forma como vamos usá-la.”
Erik Qualman, fundador do Socialnomics